(41) 99645-3965 [email protected]

Reserva e Reservado - Entenda a Diferença

🍷Vinho 𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗱𝗼 é um termo utilizado por produtores da América do Sul para referir-se aos vinhos de entrada do portfólio. São vinhos frutados e fáceis de beber, ideais para o consumo do dia a dia. Geralmente, o Vinho 𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗱𝗼 não passa por um estágio em barris de carvalho, contribuindo para o seu preço mais acessível.

Dentro do Novo Mundo, em países como Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, não existe uma legislação oficial que determine as características para que um vinho seja classificado como Reserva ou Reservado. Por conta disso, produtores da América Latina são livres para utilizar o termo Vinho Reservado e Vinho Reserva em qualquer rótulo.

Agora, quando falamos de vinhos oriundos do Velho Mundo, isso muda de figura, pois existe uma legislação que regulamenta a utilização do termo 𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮 em países como Itália, Portugal e Espanha.

🍷Os Vinhos 𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮 representam um nível acima no portfólio das vinícolas, passando, na maioria das vezes, por um período de maturação em barris de carvalho e de amadurecimento na garrafa.

𝙍𝙀𝙎𝙐𝙈𝙄𝙉𝘿𝙊…

✨️𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮: vinho que passou por algum período de amadurecimento em barris, além do envelhecimento na garrafa.🍷🍷
✨️𝗥𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗱𝗼: vinho simples, sem complexidade e geralmente sem estágio em barricas de madeira.🍷

✨️Dica Wine Spirit ✨️ Em um ranking de qualidade de rótulo, você pode conferir na ordem abaixo:
1º - Edição Limitada ou Reserva da Família
2º - Gran Reserva
3º - Reserva Especial
4º - Reserva
5º - Varietal
6º - Reservado

✨️Wine Spirit ✨️
Desmistificando o vinho